Muito se fala e relata sobre o que é e o verdadeiro objetivo do autoconhecimento, levando a ter pensamentos divididos, principalmente dentro das organizações religiosas, vendo isso como algo obscuro ou pecador, no entanto é exatamente o contrário. O objetivo do autoconhecimento é promover a sabedoria, controle e resoluções dos seus problemas emocionais, assim como o desprendimento de crenças limitantes que afetam o ser de se conectar com seu verdadeiro Eu Superior que é a sua conexão direta com o Criador, o Todo, a energia cósmica que habita em tudo.
Mas o que, realmente, é Autoconhecimento?

Você já sentiu que não consegue controlar suas emoções? Percebe que atrapalha sua vida social e profissional trazendo diversos tipos de transtornos, como ansiedade e autosabotagem? É aí que o exercício do autoconhecimento vem a ser a ferramenta adequada para libertação de diversos conflitos internos e comportamentais de cada indivíduo.
A mudança interior transforma o seu mundo interno e externo. Coisas pelas quais você julgava ser tão importantes na sua vida, como aprovação de terceiros em tudo o que fazemos ou queremos fazer, começam a se tornar cada vez menos necessárias. No libertando de um peso desnecessário que viemos carregando até então.
Autoconhecimento, é se auto conhecer. É o conhecimento que temos sobre nós mesmos, permitindo, assim, conhecer e identificar nossas características mais marcantes, nossas sombras internas, crenças limitantes negativas e pré-julgamentos, assim como nossos traços de personalidade e comportamento para que possamos refletir e exercitar o auto-perdão e realizarmos as correções necessárias dos nossos sentimentos e emoções e, dessa forma, nos libertando de culpas e limitações que não devem ser persistidas.
O objetivo aqui é reconhecer tudo aquilo que afeta o seu bem-estar. Desta maneira você conseguirá controlar suas emoções, tanto negativas quanto positivas. E tendo o controle emocional da sua vida irá evitar a baixa autoestima, ansiedade, frustração e instabilidade emocional, dentre outros sentimentos negativos que podem acarretar em problemas na sua saúde física.
Principais Benefícios do Autoconhecimento
Posso dizer que autoconhecimento é quase tão importante, quanto respirar nesse planeta. Porque se libertando das dores e comportamentos negativos, sua vida se torna mais leve e consequentemente mais saudável.
Confira, na lista abaixo, os principais benefícios do autoconhecimento:
- Desperta a consciência de si mesmo
- Mais clareza aos pensamentos e tomada de decisões
- Adquire mais segurança e confiança em sua ações
- Demonstra nossa real capacidade como seres humanos
- Desenvolve a positividade quebrando barreiras de negatividade
- Entendemos nossas falhas com mais clareza e as aceitamos com gentileza
- Nos libertar do ego controlador e super protetor.
- Fortalecer o nosso lado positivo.
- Controlar nossas emoções e sentimentos negativos de forma sadia.
- Melhoria da convivência social
- Diminuição da autossabotagem
- Melhor controle das suas ações no presente ao perdoar o passado e desapegar do futuro (Ansiedade pelo que ainda não existe).
Consequências da falta de exercício do Autoconhecimento
- Piloto automático. Como se vive sem controlar seu pensamento e comportamento. Tudo que entra e sai do seu inconsciênte podem trazer consequências extremamente prejudiciais ao indivíduo.
- Autossabotagem
- Depressão
- Tristeza.
- Platô
- Falta de motivação
- Transtornos de Ansiedade
- Fobias
- Fuga de conflitos
- Não gosta de ser contrariado
- Ausência de Inteligência Emocional
- Desarmonia e conflito em diversas áreas da vida.
Conhece-te a ti mesmo
De acordo com a Doutora em Estudos da Cultura – Rebeca Fuks, a frase “Conhece-te a ti mesmo” estava inscrita na porta de entrada do Templo de Delfos a fim de estimular a reflexão dos gregos antigos e a oração nos convida a investigarmos nossas próprias profundezas ou sombras internas, de modo a lidar melhor conosco e com o mundo ao nosso redor.
Localizado na Grécia, na cidade de Delfos, o templo originalmente era dedicado a Apolo, deus da luz, da razão e do conhecimento verdadeiro, o patrono da sabedoria.

O filósofo Sócrates propagava essa mesma linha de pensamento, onde nenhum ser humano conscientemente é capaz de agir com maldade, se o faz é por puro desconhecimento de si.
O autoconhecimento Na filosofia socrática o “conhece-te a ti mesmo” se tornou uma espécie de referência na busca não só do autoconhecimento, mas do conhecimento do mundo, da verdade. Para o pensador grego, conhecer-se é o ponto de partida para uma vida equilibrada e, por consequência, mais autêntica e feliz.
Ir em busca do autoconhecimento não apenas acarretará em benefícios psicológicos e emocionais, mas também físicos.
Minha dica final é…
Mantenha em mente que o Autoconhecimento é um processo longo e duradouro, pois sempre estamos em transformação interna e externa. Não inicie achando que terá um prazo final, mas pense que a cada passo você se conhece mais e mais. E com isso descobre suas fraquezas, mas, principalmente, sua força interior.
Não desista. A recompensa virá.
Me conta nos comentários, se faz sentido pra você e se já está nessa busca.